quarta-feira, 20 de março de 2019

RELEMBRANDO OS RECURSOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Linguagem verbal: utilizamos palavras (na fala e na escrita).

 

Linguagem não verbal- utilizamos imagens, figuras, sinais que indicam o significados das ações e dos movimentos dos personagens.



O formato dos balões




O primeiro é o balão da fala do personagem.

O segundo é o balão de pensamento.

O terceiro é o balão de cochicho, sussurro, ou seja, falar baixo ou consigo mesmo.

O quarto, o quinto são balões de grafemas (sinais de pontuação) que indicam exclamação, dúvida.

O sexto é o balão que indica que o personagem está cantado, assoviando alguma música.

O sétimo e último balão indica grito ou que o personagem está falando alto.



O significado e uso dos quadros nas HQ

Os quadrinhos indicam a sequências dos acontecimentos, o desenrolar das ações e movimentos do personagem, ou seja, o desenvolvimento da história (início, meio e fim).


 Qual é a sequência correta dos quadrinhos para que essa hq tenha sentido?


A sequência correta é : 6, 7, 4, 5, 1, 2, e 3.


 INTERJEIÇÕES E ONOMATOPEIAS

INTERJEIÇÕES- palavras que expressam sentimentos, emoções dos personagens.


 Nessa história em quadrinhos, nós encontramos as interjeições Oba! (que expressa alegria), Uai! Ai! ( que expressam dor).



Já nessa outra, encontramos a interjeição Ah! (que indica espanto, surpresa)


ONOMATOPEIAS- palavras que reproduzem os sons e ruídos de coisas batendo, quebrando.





ATIVIDADE



1. Descreva o que está acontecendo nessa tirinha.

2. Você acha que o menino sabe andar de skate?

3. Qual o nome da palavra que aparece no segundo quadrinho? O que ela indica?

4. Qual o nome dos sons reproduzidos no terceiro quadrinho? O que eles indicam?

5. No último quadrinho, o menino diz que não gosta de acupuntura (medicina chinês que se utiliza de aplicação de agulhas para tratar de doenças). Por que ele disse isso?


AGORA É A SUA VEZ!!! VAMOS FAZER UMA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS???

Planejamento do texto

Primeiro passo: Escreva a finalidade da sua história (divertir, assustar, passar uma mensagem educativa, ou uma mensagem de reflexão, denunciar, alertar sobre algo, etc).

Segundo passo: Escolha os personagens (quem são, como são, seus nomes).

Terceiro passo: faça um resumo de como será a sua história, ou seja, um esboço de como ela inicia, se desenvolve e termina. Quer dizer que sua história mesmo sendo pequena tem que ter início, meio e fim.

Quarto passo: faça um rascunho de sua história. A produção inicial. Personagens e suas falas.

Quinto passo: depois das correções e retoques finais, faça a produção final.


Sim, nós faremos uma exibição das histórias produzidas no software hagáque.


Olhe abaixo, um exemplo de história feita pela computador com o software Hagáque:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário