RELEMBRANDO OS RECURSOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Linguagem verbal: utilizamos palavras (na fala e na escrita).
Linguagem não verbal- utilizamos imagens, figuras, sinais que indicam o significados das ações e dos movimentos dos personagens.
O formato dos balões
O primeiro é o balão da fala do personagem.
O segundo é o balão de pensamento.
O terceiro é o balão de cochicho, sussurro, ou seja, falar baixo ou consigo mesmo.
O quarto, o quinto são balões de grafemas (sinais de pontuação) que indicam exclamação, dúvida.
O sexto é o balão que indica que o personagem está cantado, assoviando alguma música.
O sétimo e último balão indica grito ou que o personagem está falando alto.
O significado e uso dos quadros nas HQ
Os quadrinhos indicam a sequências dos acontecimentos, o desenrolar das ações e movimentos do personagem, ou seja, o desenvolvimento da história (início, meio e fim).
Qual é a sequência correta dos quadrinhos para que essa hq tenha sentido?
A sequência correta é : 6, 7, 4, 5, 1, 2, e 3.
INTERJEIÇÕES E ONOMATOPEIAS
INTERJEIÇÕES- palavras que expressam sentimentos, emoções dos personagens.
Nessa história em quadrinhos, nós encontramos as interjeições Oba! (que expressa alegria), Uai! Ai! ( que expressam dor).
Já nessa outra, encontramos a interjeição Ah! (que indica espanto, surpresa)
ONOMATOPEIAS- palavras que reproduzem os sons e ruídos de coisas batendo, quebrando.
ATIVIDADE
1. Descreva o que está acontecendo nessa tirinha.
2. Você acha que o menino sabe andar de skate?
3. Qual o nome da palavra que aparece no segundo quadrinho? O que ela indica?
4. Qual o nome dos sons reproduzidos no terceiro quadrinho? O que eles indicam?
5. No último quadrinho, o menino diz que não gosta de acupuntura (medicina chinês que se utiliza de aplicação de agulhas para tratar de doenças). Por que ele disse isso?
AGORA É A SUA VEZ!!! VAMOS FAZER UMA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS???
Planejamento do texto
Primeiro passo: Escreva a finalidade da sua história (divertir, assustar, passar uma mensagem educativa, ou uma mensagem de reflexão, denunciar, alertar sobre algo, etc).
Segundo passo: Escolha os personagens (quem são, como são, seus nomes).
Terceiro passo: faça um resumo de como será a sua história, ou seja, um esboço de como ela inicia, se desenvolve e termina. Quer dizer que sua história mesmo sendo pequena tem que ter início, meio e fim.
Quarto passo: faça um rascunho de sua história. A produção inicial. Personagens e suas falas.
Quinto passo: depois das correções e retoques finais, faça a produção final.
Sim, nós faremos uma exibição das histórias produzidas no software hagáque.
Olhe abaixo, um exemplo de história feita pela computador com o software Hagáque:
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